sábado, 1 de março de 2008

O Fidel que Eu Não Conheço













Sai Fidel Castro e entra Raúl Castro, será que isso é bom?

Pra mim tanto faz como tanto fez, para o povo cubano talvez seja bom, mas com certeza para os todo-poderosos Estados Unidos não é. Nunca entendi direito ou desenvolvi alguma opinião sobre o assunto, mas esses dias assistindo o melhor canal do mundo, o Discovery Channel, pude absorver muitas informações e hoje passo a olhar o assunto com outros olhos, bem mais críticos e cientes da origem dessas informações. Realmente, para ter certeza só sentindo na pele.

Nos documentários “O Fidel que eu conheço” e “A história de Elian Gonzalez” podemos perceber que existe três verdades, uma dos Cubanos que vivem em Cuba, outra dos Cubanos que vivem nos Estados Unidos e ainda uma dos Estados Unidos. Apesar de simpatizar com Fidel Castro e apoiar sua oposição ao governo americano, que acho necessária, ainda não sei dizer se para Cuba ele é bom. Só sei que grande parte do povo Cubano o apóia e como não temos documentários sobre Fidel e Cuba 100% imparciais o melhor jeito para descobrir seria, como diria meu amigo Marcio Ribeiro em seu Blog Carandirú do Cosmos, “...perguntando a um cubano.”

Acredito que com Raúl as esperanças de alguns sejam maiores, mas os princípios dos Castros são um só e quem pensa que Cuba vai abrir as pernas está redondamente enganado.

Depois de 49 anos no poder, 9 presidentes norte-americanos e o suposto apoio de quase 12 milhões de cubanos gostaria de perguntar: Existe no Brasil alguém como Fidel Castro? Isso é bom ou ruim?

Recomendo:
No Discovery Channel:
- Discovery Hoje: O Fidel que eu conheço
- A história de Elian Gonzalez

No UOL:
- Regime de Fidel cerceou democracia e direitos humanos, mas melhorou qualidade de vida por Murilo Garavello


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Contra o Aumento dos Parlamentares

Contra o Aumento dos Parlamentares

Pesquisando no Mussarelando